Hoje é Sábado

Foto por: Matheus Diniz

Hoje é sábado e o orvalho caído no pasto, doura o verde gramado dos primeiros raios de sol. No enevoado alvorecer, os bois não passam de manchas que pouco a pouco tomam forma, a medida que o dia levanta-se e a claridade aumenta.


Hoje é sábado, e o burburinho do povoado pobre e poeirento cresce como a espuma do leite fervendo e chiando no fogão. Na venda e nos mercados, os comerciantes sonolentos abrem tanto as portas como as bocas sem dentes em sorrisos toscos e descarnados.

Hoje é sábado e a feira com suas barracas multicoloridas ajeita-se com a brisa fresca e com o vai e vem de gente comprando e vendendo de tudo o que se possa imaginar.

Hoje é sábado e no meu peito ainda é noite;

Hoje é sábado e no meu dia ainda é sexta;

Hoje é sábado mas minha memória prega-me peças trazendo gostos e cheiros da noite anterior.

Levanto, lavo o rosto em um movimento maquinal - movimento de mãos e água. De repente os cheiros e gostos de sábado invadem meu nariz e minha boca, cerro os olhos no afan de protegê-los da claridade sufocante do sol da manhã.

Hoje é mais um sábado pobre de cobres mas rico de vida pobre e pululante. Saio para o causticante sol as sete horas da manhã, o verão queima a minha pele como se esse que brilha já bem alto no céu, fosse o dono do ar. A brisa que em outros momentos refresca, hoje incendeia e aumenta a sensação de noite mal dormida.

Volto p casa e tenho a visão mais refrescante do dia. Aquela mulher com quem passei a noite a entreter-me em escaramuças de corpo e alma, encontra-se deitada felinamente adormecida. Nossas juras e promessas voltam como um petardo ao passado não distante.

São memórias de sexta-feira, que insistem em me presentear com a satisfação de uma imagem gravada na alma. Não desejo arredar-me! Quero mantê-la viva! Luto com a memória contra o presente, buscando que o passado recente se perpetue. Quero congelar o tempo e tornar-me um “pingüim de geladeira,” impassível observador da realidade estática de um momento de alegria, satisfação e prazer.

Hoje é sábado...

Mas pra mim será eternamente sexta...

Comentários

Postagens mais visitadas